sábado, 31 de outubro de 2009

Preservando o Rio Macacu.






Superintendência de Rios e Lagoas (Serla) e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente fazem operação para combater desvios de água do Rio Macacu.



Técnicos da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente fazem neste sábado (13) uma operação para combater os desvios de água do Rio Macacu.

A prática é considerada ilegal durante o período de estiagem. O Rio Macacu faz parte do sistema Imunana-Laranjal, que abastece três cidades da Região Metropolitana.

No mapa, os pontos a serem fiscalizados foram definidos. A operação deste sábado (13) partiu de Sambaetiba, em Itaboraí, e seguiu até Japuíba, em Cachoeiras de Macacu.

No trecho de cerca de 15 quilômetros do Rio Macacu, técnicos da Serla identificaram, pelo menos, cinco desvios irregulares de água. O principal alvo da operação são os proprietários que não têm a licença da Serla para retirar água do Rio Macacu. Eles vão ser notificados.

“Em um momento de escassez, como nós temos que garantir o abastecimento no ano, outros usos, como a agricultura e a indústria, que podem ser reduzidos. É esta a ação que nós estamos tomando”, afirmou a presidente da Serla, Marilene Ramos.

Na sexta-feira (12), a equipe de reportagem do RJTV sobrevoou o Rio Macacu, acompanhada do diretor de operações da Cedae, Jorge Briard, que mostrou onde, segundo ele, há captação irregular de água.

“Uma casinha tem uma bomba com transformador puxando direto de dentro do rio. Dela sai uma tubulação lateral branca que joga na plantação, irrigando no momento”, apontou o diretor de operações da Cedae, Jorge Briard, que também identificou uma outra barragem – segundo ele, erguida irregularmente.

O Rio Macacu faz parte do sistema Imunana-Laranjal, que abastece as cidades de Niterói, de São Gonçalo e de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. Com a estiagem, a rede opera com 70% da capacidade.

A Cedae informou que realiza manobras para aumentar o volume de água que chega à estação de tratamento. A companhia dá dicas para a população economizar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário