segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Chuva causa enchentes em Itaboraí e interdita BR-101



A Defesa Civil alerta para novas chuvas no fim de semana e pede que a população evite áreas de encostas. A chuva deixou rios transbordados, estradas e ruas alagadas.


Itaboraí, na Região Metropolitana, foi um dos municípios mais castigados pela enxurrada. Com a água na cintura e a neta nos ombros, um homem enfrentou o alagamento no bairro São Joaquim, em Itaboraí. Era uma travessia arriscada, e ele quase afundou na água. “Como vou levar meus filhos na escola? Tem que levar nas costas, todo dia?”, questionou um morador.

O posto de saúde e a escola do bairro foram fechados por causa da forte chuva. A água também invadiu casas. Os moradores ainda tentavam se livrar da inundação, retirando água.


Segundo a prefeitura, há 200 desabrigados. Só em uma sala de uma igreja, eram 20 pessoas, inclusive um bebê. “Foi muito rápido. A água foi subindo, e só deu tempo de correr e salvar as crianças. A chuva levou tudo que eu tinha”, contou a dona-de-casa Alecssandra Vicente.

“Nós vamos dar assistência às famílias que estão desabrigadas e tomar providências, trazendo a Secretaria de Obras de Itaboraí para poder ver o que pode ser feito neste momento”, afirmou o secretário de Governo de Itaboraí, Luiz Vieira.

Em Volta Redonda, o Rio Paraíba do Sul subiu três metros. Várias regiões foram interditadas por causa da cheia. Casas ficaram alagadas.

O Rio Aldeia Velha também transbordou e, em Silva Jardim, a força da água provocou um buraco de quatro metros na ponte sobre a BR-101, que foi interditada. O tráfego deve ser liberado só neste sábado.

Em São Pedro da Aldeia, em 24 horas choveu o esperado para todo mês de fevereiro. Houve alagamentos na Rodovia RJ-106, opção para quem não pode passar pela BR-101. O trânsito ficou parado de manhã por três horas.

Em Macaé, nove bairros foram castigados pela chuva. Nove pessoas estão desalojadas. Moradores atearam fogo a pneus e lixo para chamar a atenção das autoridades para os constantes alagamentos.

No Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira, o trânsito ficou lento nas principais vias expressas. Em Laranjeiras, uma árvore caiu em cima de um carro. A rua ficou interditada para o trabalho dos bombeiros.

Segundo a meteorologia, a forte chuva de quinta-feira foi provocada por uma frente fria que chegou à Região Sudeste. O que tornou o temporal mais intenso foi a combinação entre as altas temperaturas e a umidade elevada nos últimos dias. A previsão, agora, é de que as chuvas diminuam no fim de semana e que, a partir de segunda, até pare de chover.

Sobre os protestos em Macaé, o RJTV procurou a prefeitura da cidade para saber o que pode ser feito para evitar os alagamentos, mas ninguém atendeu aos telefonemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário